Neste ano de 2024, quando o Rio Grande do Sul sofreu as consequências da maior catástrofe climática de sua história, o cuidado com o meio ambiente será um dos enfoques do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. O evento terá como tema central “Cidadania Climática: O Papel da Educação na Crise Ambiental”, o qual vai direcionar a palestra de abertura e outras ações da organização.
Uma atividade voltada a todos os participantes do 9º Salão, a palestra ocorrerá às 16h30 do dia 05 de dezembro de 2024, no ginásio do Campus Bento Gonçalves. Terá como título “A catástrofe hidrogeoclimática e socioambiental no Rio Grande do Sul: o papel da educação e da formação técnica”. Na atividade, o geólogo e doutor em ecologia Rualdo Menegat, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), vai analisar cinco eixos do desastre registrado no Estado em maio deste ano:
1) A questão climática-meteorológica que levou à precipitação de 800 milímetros em cinco dias. Esse volume é cerca de seis vezes mais do que o normal para o mês de maio na região.
2) As configurações geográficas e geológicas das regiões que registraram a chuva mais intensa e o seu escoamento; os deslizamentos a partir do escoamento nos vales profundos do Estado;
3) As condições do escoamento superficial da água; e a erosão do solo facilitada pela desestruturação dos ecossistemas.
4) As condições da infraestrutura do estado e da capacidade de respostas dos serviços essenciais, bem como do sistema de proteção contra inundações de Porto Alegre.
5) Os planos de emergência durante a catástrofe.
A partir da análise, o professor Rualdo apontará conclusões e o que ele considera como necessidades para a prevenção de desastres como o ocorrido.
Menos resíduos e mais incentivo à agroecologia
Além de promover essas reflexões, o 9º Salão contará com outras iniciativas relacionadas à sustentabilidade ambiental. Para evitar a geração de resíduos plásticos, os copos descartáveis foram suspensos e os participantes receberão um copo ou uma garrafa reutilizável no momento do credenciamento. Durante as refeições, também não haverá pratos, copos ou talheres descartáveis. Os estudantes e servidores vão ganhar ainda a já tradicional ecobag do IFRS.
Vale acrescentar que a identidade visual do Salão, expressa nos materiais de divulgação e na camiseta que fará parte do kit dos participantes, agrega, neste ano, elementos que destacam o cuidado com o meio ambiente. Por fim, a Feira de Sabores e Saberes é uma atração confirmada da nona edição e vai expor, para comercialização, produtos da agricultura familiar, em especial orgânicos ou agroecológicos.
Sobre o evento
O Salão é o maior evento institucional e proporciona o compartilhamento de conhecimentos produzidos nos âmbitos da pesquisa, da extensão e do ensino nas diferentes unidades. Ocorrerá nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, no Campus Bento Gonçalves. A programação inclui os seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); de Extensão (Semex); de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); de Pós-Graduação; e de Internacionalização, Sessão de Indissociabilidade e as mostras de Inovação e Tecnologias (MIT), de Protótipos Automotivos e de Arte. Estão previstos também os encontros de Educação a Distância, de Periódicos e Alumni, a Feira de Sabores e Saberes, a Exposição NuMem: História e Memória do IFRS.
A edição deste ano já teve submissão de projetos e a relação de trabalhos selecionados para apresentação está divulgada, juntamente com o Regulamento do evento. A organização é das Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Extensão (Proex) e Ensino (Proen), com o apoio dos comitês de cada área.
Acompanhe os canais de comunicação do IFRS para saber mais.