Espaços especiais atraíram o público durante os dois dias de evento, fortalecendo o vínculo com a comunidade e valorizando as ações de ensino, pesquisa e extensão do IFRS
A décima edição do Salão do IFRS contou com uma série de atividades que movimentaram os dois dias de programação e proporcionaram experiências diversificadas ao público. Os espaços reuniram ações culturais, de integração, memória institucional e iniciativas estudantis, reforçando o caráter formativo e comunitário do evento. Para quem quis conhecer melhor o campus, teve também a organização de visitas guiadas pelos diferentes espaços.
Memórias em Movimento resgata a trajetória do Salão
O Núcleo de Memórias do IFRS marcou presença com a exposição Memórias em Movimento, que convidou à reflexão sobre a história da pesquisa, extensão e ensino no Instituto. O espaço destacou a trajetória do Salão, a partir dos seminários que deram origem ao evento e das diversas mostras realizadas nos campi ao longo da última década.
Entre as atividades interativas, estiveram disponíveis os Jogos da Memória e de Tabuleiro, este último desafiava com perguntas sobre os dez anos de história do Salão. A mostra também apresentou virtualmente as imagens inscritas no IV Concurso de Fotografia, ampliando o acesso às produções artísticas da comunidade acadêmica.
Arte em destaque
Também foi inaugurada a Galeria Arte e Espaço Estético no Bloco A do Campus Bento Gonçalves, localizada no corredor à direita da entrada principal da unidade. O local busca valorizar a produção artística de estudantes, servidores e também de pessoas da comunidade externa, além de estimular a observação, percepção e interpretação das obras por quem circula pela unidade.
A Galeria foi aberta com a exposição “Arte em movimento”, a qual reúne obras de docentes artistas de diferentes campi da instituição. A mostra é uma realização do Núcleo de Arte e Cultura (Nac) e tem curadoria de Andressa Argenta, professora de Artes do Campus Bento Gonçalves e idealizadora da Galeria; e Lilian Cordeiro, assessora de Arte e Cultura do IFRS. As curadoras descerraram a placa de inauguração do espaço juntamente com o reitor, Júlio Xandro Heck, o diretor-geral do campus, Rodrigo Monteiro, e a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti.
Espaço Kids garante acolhimento e diversão
Pensado especialmente para crianças e famílias, o Espaço Kids trouxe um ambiente lúdico e acolhedor, com o apoio de estudantes e servidores. O local ofereceu brinquedoteca, área de amamentação e troca de fraldas, espaço para descanso, fantasias, livros e atividades recreativas. A iniciativa proporcionou comodidade às famílias e diversão aos pequenos.
Educação a Distância
A programação do IV Encontro da EaD teve palestra realizada no primeiro dia, um espaço interativo para divulgação dos cursos do IFRS e do Projeto Aprenda Mais. O espaço contou com a participação de servidores e estudantes bolsistas, que apresentaram os cursos, esclareceram dúvidas e distribuíram materiais institucionais aos visitantes e cursistas, como fôlderes, camisetas e outros materiais.
Mostra de Protótipos
A Mostra de Protótipos contou com as equipes de protótipos automotivos Drop Team, do Campus Erechim; Ifeco, do Campus Rio Grande; e Lanceiros Negros, do Campus Farroupilha.
Departamento de Obras promove integração entre os participantes
Localizado no bloco K, o espaço do Departamento de Obras (DPO) do Instituto se destacou pela interação com o público. Estiveram expostos uma maquete do projeto de Eficiência Energética e uma cabine fotográfica disponível para registrar imagens dos visitantes.
Feira Sabores e Saberes valoriza a agricultura familiar
A Feira Sabores e Saberes ofereceu um espaço dedicado à exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar. A ação aproximou produtores e participantes, incentivando o consumo de alimentos mais saudáveis. Foram disponibilizados sucos de uva e tangerina, vinho, copa, salame, pão caseiro, geleias e outros itens tradicionais da região.
Estudantes arrecadam recursos para a formatura
As turmas dos terceiros anos dos cursos técnicos de Viticultura e Enologia, Administração, Agropecuária e Meio Ambiente organizaram a venda de alimentos com o objetivo de levantar fundos para a formatura. Entre os produtos comercializados estavam pizza, palha italiana, sucos, café, água e refrigerante.





