Estudantes que irão apresentar trabalhos no Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS podem se preparar com antecedência para garantir mais tranquilidade no momento do evento. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Flávia Twardowski, salienta que praticar e cronometrar a apresentação antes é uma forma de conferir se são necessários ajustes no material e se o tempo máximo está sendo respeitado Ela oferece ainda outras dicas. Confira:
- Leia o regulamento e os critérios de avaliação de trabalhos para conhecer o Salão Procure conversar com o seu orientador e com pessoas que já participaram de outras edições para saber mais sobre o evento.
- Estruture o conteúdo da sua apresentação destacando elementos como introdução, justificativa (o motivo do trabalho), objetivos, fundamentos principais, metodologia (como foi realizado o trabalho), resultados (parciais ou finais), perspectivas futuras e conclusões.
- Se utilizar slides, evite textos extensos. Dê preferência a conceitos principais, gráficos e imagens.
- Pratique sua apresentação, cronometre a duração e respeite o tempo limite. No Salão, os participantes terão até 10 minutos para expor seus trabalhos.
- Seja claro e direto. Enfatize os aspectos essenciais do projeto e, sempre que possível, interaja com a plateia.
- Fique calmo, cuide da postura e da voz. Fale com clareza e confiança.
- Esteja preparado para responder possíveis questionamentos sobre o tema.
- E não esqueça o principal, sua apresentação é a prova do seu esforço e dedicação nos projetos ao longo do ano. É o momento de compartilhar, se divertir, celebrar suas conquistas e, claro, se orgulhar de tudo o que alcançou.